blog do guedes

View Original

Como escolher um Título do Tesouro?

Indicar os Títulos do Tesouro como uma boa opção de investimento é algo comum nos artigos e vídeos sobre finanças. Até aí tudo bem, eles realmente podem ser uma opção segura e com bons rendimentos.

Mas sinto falta de deixarem claro para o investidor que existem 3 tipos de Títulos do Tesouro e que se você não souber como e quando utilizá-los pode ter prejuízo, mesmo com eles sendo investimentos de renda fixa.

Ao entrar na plataforma do Tesouro Direto você se deparará com a tela abaixo:

Imagem de 06/08/2018

Parece meio confuso, mas vou simplificar ao máximo como você escolher a melhor opção para você.

TESOURO SELIC

Tesouro Selic é o título com menos risco dos 3 tipos pois você pode resgatá-lo a qualquer momento sem ter deságio. Seu rendimento é pós-fixado e ficará sempre muito próximo à meta da Taxa Selic.

Hoje a meta da Taxa Selic é 6,5% a.a., quem possui este título receberá aproximadamente este valor trazido à taxa diária como rendimento, se o governo aumentar ou baixar a meta, o título refletirá a alteração no dia seguinte até que o COPOM altere novamente ela.

É interessante para ser utilizado como reserva de emergência, ou para quando você não sabe quando precisará resgatar o dinheiro investido.

TESOURO PREFIXADO

Este é um título pré-fixado, nele você sabe exatamente qual será o seu rendimento se manter o investimento até o seu vencimento. Nos títulos disponíveis no dia 06/08/2018 o que possui vencimento em 2021 pagará 8,83% a.a., já o com vencimento em 2029, 11,10% a.a.

Quanto maior o período em que o título estará vigente, maior o rendimento prometido. Isto ocorre pois quanto maior o tempo do investimento, maior o risco que você correrá com este investimento.

Os riscos são a quebra do Brasil, que é um risco considerado muito baixo, o aumento da inflação para patamares acima do rendimento que o título lhe pagará (deixando seu rendimento real negativo), e a possibilidade de deságio caso você venda o título antes do vencimento (caso queira entender porque pode ocorrer isso, leia este artigo)

O Tesouro Prefixado é recomendado para quando você sabe exatamente quando precisará resgatar o dinheiro, e esta data for próxima a data de vencimento do título. Também é importante que o valor do seu objetivo já seja definido, se ele puder variar com a inflação, o título pode não render o necessário.

TESOURO IPCA+

Tesouro IPCA+ (antiga NTN-B) é interessante pois possui uma variável Pré-fixada, e outra Pós-fixada (IPCA). A variável Pós-fixada é atrelada a Inflação, o que faz com que o rendimento do seu investimento seja sempre real, isto é, o valor pré-fixado que você receberá será sempre acima da inflação.

Mesmo que ocorra um desastre e o Brasil volte a ter um período de hiperinflação, você manterá seus ganhos. Na tabela acima você tem o exemplo do Tesouro IPCA+ com vencimento em 2024 pagando inflação (IPCA) + 5,22% a.a.

Por ter uma variável pré-fixada, caso você precise resgatar este investimento antes do vencimento, você pode ter deságio, isto é, você pode resgatar um valor menor do que o investido. Por isso, ele é indicado para quando o objetivo do seu investimento permita que você utilize o dinheiro apenas após o vencimento do título.

Para quem não pode resgatar o dinheiro, mas quer utilizar o rendimento para pagar o seu custo de vida, existe a possiblidade de comprar o Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais, que pagará a variável fixa semestralmente.

Por esta razão, é um investimento indicado para quem tem o objetivo de aposentadoria independência financeira.

Quer a ajuda de um guia para escolher qual é o melhor Títulos do Tesouro para você?

Entre em contato comigo para que eu apresente nosso modelo de trabalho.

Artigo originalmente publicado no blog.guideinvestimentos.com.br.