blog do guedes

View Original

Mauricio Benvenutti é realmente Incansável?

SIM! Maurício Benvenutti é realmente Incansável. Conheci o Maurício a mais de 10 anos quando ele entrou na XP Investimentos para cuidar da área de atendimento às filiais junto com Marcelo Maisonnave e Pedro Englert. Tenho um carinho muito grande por todos, eles foram muito importantes em minha trajetória de vida. 

Maurício revolucionou suporte aos escritórios ao desenvolver o sistema de envio de indicadores de desempenho que o Pedro e o Marcelo haviam iniciado. Lembro que o e-mail dele era o mais esperado do dia, pois nele conseguíamos saber quanto de corretagem havíamos produzido no dia anterior. 

A principal característica do Maurício era e ainda é a energia positiva que ele consegue passar para quem está a sua volta. Ele é exatamente como vocês o veem nos vídeos pela internet, pura animação. Acho incrível como ele conseguia ser animado com tanta reclamação chegando de todos os escritórios que atendia. 

Estou um pouco atrasado para publicar o meu comentário sobre o Incansáveis, neste mês o Maurício lançou o seu segundo livro, Audaz, mas nunca é tarde para falar de bons conteúdos. 

POR QUE DEVO LER ESTE LIVRO? 

 Acredito que qualquer pessoa pode se beneficiar com o conteúdo do livro. Se você é ou quer ser um empreendedor, ele vai dar as bases e os atalhos para você crescer. E se você não quer ser um empreendedor, passará a ter uma visão melhor sobre como o mundo está evoluindo. 

Um dos grandes trunfos do livro é explicar de forma simplificada conceitos importantes, como “o que é uma start-up". Escutamos esta expressão o tempo inteiro nos dias de hoje, mas ao ler o livro, fica mais claro que estas são empresas que ainda estão procurando um modelo de negócio e buscam 3 pontos: 

  1. Escalabilidade 

  2. Repetitividade 

  3. Impacto Social 

QUAL O VALOR DE UMA IDEIA? 

 Concordo com o Maurício que uma ideia sem execução não possui nenhum valor. E o mais interessante é que quando executamos, muitas vezes descobrimos que o caminho correto é bem diferente do que havíamos imaginados. 

Um bom exemplo é o YouTube que começou como um site de namoro por vídeos, mas quando o fundador postou um vídeo dele mesmo no zoológico ele percebeu que as pessoas se divertiam postando vídeos de si mesmas. 

Mas antes de executar Maurício nos passa 4 passos para escolher uma boa ideia: 

  1. As melhores ideias em geral parecem terríveis no começo 

  2. Escolha uma ideia que possa monopolizar um pequeno mercado de início 

  3. Pense em como o mercado vai evoluir 

  4. Lance a ideia no momento certo 

NO COMEÇO NEM TUDO É AUTOMATIZADO 

 A imagem que temos das start-ups são de gênios da computação que criam algo completamente automatizado do zero. Mas a verdade é que no começo é comum grande parte do trabalho ser feito manualmente por uma equipe pequena. 

Esse é um processo importante para que o empreendedor entenda melhor o cliente final e como cada processo pode ser melhorado. Após consolidar o melhor processo aí sim parte-se para a automatização. 

Fundador de Start-up rala muito, por isso, pense duas vezes antes de falar que alguém que ficou rico com uma start-up teve sorte na vida. Pode ter certeza que essa pessoa passou muitas noites em claro trabalhando e chegou perto de surtar várias vezes. 

COMO CONSEGUIR UM INVESTIDOR 

 Uma das dicas mais importantes do livro é a estrutura que você deve utilizar para montar uma apresentação para atrair investidores para o seu negócio, ela é simples e segue 6 passos: 

  1. Problema: o que você resolve. 

  2. Solução: como seu produto ou serviço resolve o problema. 

  3. Tamanho da Oportunidade: fale do tamanho do mercado em que está inserido e quanto ele cresce. 

  4. Tração do negócio: mostre indicadores de crescimento e evolução. 

  5. Como você ganha dinheiro: fale claramente como o negócio fará você ganhar dinheiro. 

  6. Time: Fale da sua equipe e os pontos fortes que eles possuem. 

Aproveite esta dica, o Maurício possui uma experiência muito grande em palestras. Na época da XP Investimentos vi algumas que ele fez que me marcaram bastante. E se tiver oportunidade, leia o livro completo, tenho certeza que você não se arrependerá!