blog do guedes

View Original

Como ser um Assessor de Sucesso

Antes de falar sobre como ser um Agente Autônomo de Investimentos de sucesso, acho importante definir o que é ser um AAI de sucesso.

 O que define um Assessor de sucesso:

  1. Mais do que 75% do dinheiro de seus clientes estão sob sua assessoria; 

  2. Seu cliente não irá para a concorrência caso a carteira dele tenha um período com menos rendimento que o concorrente;

  3. A carteira de clientes cresce organicamente via recomendações;

  4. Consegue manter seu negócio e padrão de vida somente com as receitas recorrentes.

Como ser um Assessor de Sucesso:

  1. Desenvolva habilidades comerciais:
    A principal habilidade comercial de um assessor é a capacidade de escutar e entender as necessidades e objetivos de seus clientes e prospects. Este envolvimento permite um alinhamento que gera confiança entre as partes.

  2. Desenvolva habilidades técnicas:
    O assessor de investimentos deve ter um conhecimento amplo sobre o funcionamento e risco de cada produto de investimento, economia e política nacional e internacional. Se suas habilidades forem somente comerciais, em algum momento o cliente perderá a confiança no assessor.

  3. Realiza o planejamento financeiro de todos os seus clientes:
    Quem possui o plano, possui o cliente. Ao fazer o planejamento do seu cliente projetando as necessidades de reserva de emergência, proteções de seguros, investimentos previdenciários, sucessórios e para objetivos em geral, ele passará a ter uma proximidade e confiança que aumentarão a sua fidelidade, recomendações e percentual de patrimônio investido com o assessor.

  4. Ter um processo de atendimento bem definido:
    O maior diferencial de um agente autônomo de investimentos é a qualidade de seu atendimento. O rendimento oferecido é importante, mas é impossível entregar o maior rendimento em 100% do tempo. Já a qualidade do serviço é totalmente controlável. Ter um processo bem definido e reconhecido pelo seu cliente é fundamental. Saber que vai receber um contato mensal, no mínimo, de seu assessor possui uma valor gigantesco.

  5. Sabe dizer não para prospects que não possuem perfil para ser seu cliente:
    Infelizmente, um agente autônomo de investimentos possui um limite para quantidade de clientes que ele conseguirá manter seu padrão de atendimento. Por essa razão, é natural ter um patrimônio mínimo definido para poder aceitar alguém como cliente. É preciso ter um alinhamento entre hora trabalhada e receita gerada para a conta do negócio seja saudável.

  6. Receita diversificada e estável:
    O Agente Autônomo de Investimentos, deve diversificar os investimentos de seus clientes de forma que grande parte da receita seja previsível e com menos volatilidade. A receita proveniente de investimentos voláteis e sem recorrência é importante, mas devem ser vistas como a cereja do bolo e não o prato principal.

 Artigo publicado originalmente no blog da modalmais.