Lições do CEO mais bem pago de 2022
Artigo postado originalmente no linkedin.
Como se portar em reuniões tensas
Nesse artigo, explico como Stephen Schwarzman, CEO da Blackstone e gestor mais bem remunerado de 2022 no mundo de gestão de investimentos faz para ter melhores resultados em suas negociações.
Em 78, Schwarzman teve a oportunidade de fechar o segundo maior negócio de M&A do mundo. Ele tinha uma conexão com a Tropicana, uma empresa que vendia suco de laranja nos Estados Unidos.
Originário da Itália, o dono da Tropicana imigrou para os EUA e construiu uma gigante empresa a partir disso.
Quando surgiu uma oportunidade de negócio, Schwarzman, então na Lehman Brothers, foi contratado para oferecer sua expertise. Ele era conhecido por suas habilidades em encontrar soluções vantajosas para seus clientes.
Naquela época, Stephen tinha 30 anos e embora fosse altamente considerado por seus clientes, ainda não tinha fechado um grande negócio por conta própria.
O desafio? Ele tinha apenas uma noite para se preparar durante a viagem para encontrar o dono da Tropicana e orientar o cliente por uma hora antes da reunião de fechamento do negócio de U$ 478 milhões.
Após atrasos no vôo para a cidade, Stephen foi direto para a reunião após passar a noite em claro.
Quando começou a sua vida profissional, Schwarzman percebeu que em reuniões tensas, sua respiração ficava curta e a mente não funcionava direito.
A partir daí começou a utilizar uma técnica para manter a calma durante as negociações. Mantendo os ombros relaxados e respirando profundamente, ele conseguiu se manter focado, calmo e racional.
Ao entrar na reunião, Schwarzman abordou o proprietário da Tropicana com uma abordagem delicada.
Ele colocou o cliente à vontade, transmitindo que a venda não era uma obrigação, mas sim uma decisão dele mesmo. Isso abriu um canal de comunicação mais eficaz.
A técnica funcionou, e o negócio foi selado com sucesso. Schwarzman ganhou reconhecimento e respeito na Lehman Brothers. No entanto, ele teve que lidar com desafios imprevistos.
Aqueles que não estavam contentes com seu sucesso começaram a atacá-lo, mas ele estava preparado. Ele tinha as provas e a confiança necessárias para superar essas adversidades.
Essa história revela a importância da autoconsciência no mundo corporativo e financeiro. A habilidade de manter a calma e a clareza nas negociações é inestimável.
O mercado financeiro de 1978 era implacável, mas Stephen Schwarzman demonstrou que mesmo nas situações mais desafiadoras, a compostura e a estratégia prevalecem.
Lembre-se, no mundo corporativo, manter a tranquilidade e a perspicácia é essencial.
Gostou desse artigo?
Comente, curta e compartilhe!
Compre o livro do Schwarzman clicando aqui.
Momentos difíceis abrilhantam sua história de vida
Você está passando por um momento difícil?
Talvez mudar a percepção sobre este momento, alivie um pouco o sofrimento. Leio muitas biografias, e em todas elas, a parte mais interessante da história são os momentos de dificuldade.
A superação destes momentos é a parte mais brilhante de sua história. No momento, estou lendo a ótima biografia de Stephen Schwarzman, CEO da Blackstone.
Ele começa o livro no momento de dificuldade em que eles estavam abrindo a empresa e não conseguiam captar para seu fundo.
Schwarzman foi em 2022 o CEO mais bem pago do mercado de gestão de ativos no mundo. Mas isso não teria graça sem a superação.
É interessante ler histórias de como ele levou bolo quando visitou o fundo de Harvard com seu sócio idoso numa sexta-feira tarde em outra cidade.
Na saída da visita, caiu um dilúvio e os dois ficaram enxarcados sem conseguir um taxi.
Outra vez, foram visitar um fundo de pensão no Texas. Chegaram na reunião enxarcados de suor e prontamente foram avisados que o fundo não investe no tipo de gestão que eles propunham.
Schwarzman perguntou porque eles convidaram eles se não faziam esse tipo de investimento. E eles disseram que tinham curiosidade de conhecê-los por que eles eram famosos na época do Lehman Brothers.
Sei que esses desafios são pequenos perto do que você pode estar passando, mas eles somente ilustram como uma história boa é escrita. E pode ter certeza que ao superar seu desafio, você estará criando a melhor história da sua vida.
Curta o conteúdo!
Compre o livro do Schwarzman clicando aqui.
Moeda Chinesa x Dólar
💡 Apesar de algumas pessoas considerarem que a moeda chinesa Renminbi pode virar a moeda dominante em breve, o Dólar tem vantagens sólidas.
Sua aceitação global e estabilidade são alicerces que resistem ao teste do tempo. A parcela de comércio bilateral em renminbi cresceu, mas o dólar ainda domina globalmente.
Efeitos de rede e uso de terceiros impactam o uso da moeda chinesa, fazendo com que a internacionalização do renminbi é gradual.
Efeitos de rede significam que à medida que mais partes se sentem à vontade para aceitar uma moeda para transações internacionais, outras seguirão o exemplo, criando um ciclo virtuoso de uso crescente.Isso pode ser observado em tecnologias como as redes sociais.
O uso de terceiros é mais complicado. O comércio direto entre Brasil e China, por exemplo, pode ser realizado em renminbi, com ambos os países se beneficiando de menores custos.
No entanto, se Brasil e Austrália negociarem usando o renminbi, isso seria uso de terceiros. A maioria do comércio internacional depende do uso de terceiros. O que expõe ambos os países a maiores custos de transação e mercados de câmbio imprevisíveis.
Mesmo com os acordos bilaterais, o crescimento do Renminbi foi de apenas 3,2%, em comparação a cerca de 2,1% no início de 2022.
Para desafiar o dólar, a China precisaria de algumas mudanças:
Eliminar controles de capital;
flexibilizar a taxa de câmbio; e
manter um déficit em conta corrente.
Manter este déficit é algo pouco provável para um país exportador.
E você, acha possível que a moeda chinesa se torne dominante?
Comente, curta e compartilhe.
Assine minha newsletter clicando aqui.