Por que o seu dinheiro está rendendo menos?
Nos últimos 2 meses, senti que uma das maiores preocupações de nossos clientes e amigos é o fato de seus investimentos estarem rendendo menos.
Adianto que você não precisa se desesperar com isso. Neste artigo explicarei o por quê os rendimentos caíram e como você deve proceder com os seus investimentos atuais.
Afinal, por que caiu?
A grande responsável pela queda nos rendimentos é a Taxa Selic, aquela mesma que você escuta quase que diariamente nos jornais.
Explicando simplificadamente, a Taxa Selic funciona como o "custo do dinheiro" no país. Isto é, quando ela sobe, os empréstimos ficam mais caros e os investimentos renderão mais. Quando ela cai os empréstimos ficam mais baratos e os seus investimentos renderão menos.
No gráfico abaixo listei quanto estava a Taxa Selic mensal nos meses de dezembro entre 2010 e 2017:
Como podem ver, ela está metade dos maravilhosos 1% ao mês.
A queda da Meta da Taxa Selic impactou da seguinte forma a Poupança:
Além da poupança, a maioria dos investimentos que utilizamos em nosso dia a dia como CDB's, LCI's e Fundos de Investimento Renda Fixa seguem de perto o indicador CDI, que foi impactado da seguinte forma pela queda:
Ok, é verdade os investimentos estão rendendo menos, próximos a patamares que já vivemos em 2012.
Mas o rendimento não é a única variável que devemos levar em conta quando falamos sobre investimentos. A Inflação, é tão importante quanto. Quando ela está alta, nosso poder de compra cai pois os produtos que consumimos sobem de preço.
Vamos ver como foi o comportamento da inflação no mês de dezembro entre 2010 e 2017:
Percebemos que mesmo em investimentos atrelados ao CDI, hoje o rendimento real é maior do que foi em 2014, quando a Taxa Selic estava em 0,94%.
Conclusão:
NÃO SE DESESPERE:
O mercado financeiro sempre se ajusta com o tempo, um rendimento baixo causado por uma queda na Taxa Selic não é necessariamente um fato ruim pois existem outras variáveis atreladas como a Inflação.
Se você possui um Planejamento Financeiro bem feito ele não precisa de movimentos bruscos.
Você não precisa alterar o risco de toda sua carteira de investimentos trocando ativos de renda fixa para ativos de renda variável como Ações, Moedas ou até Bitcoin, para atingir seus objetivos.
Mantenha a disciplina, como vimos a busca pelo "1% ao mês" pode ser uma ilusão.
Este ano é provável que um dos melhores investimentos sejam os Fundos Multimercados de Baixa Volatilidade, ou "Low Vol", como são conhecidos no mercado.
Artigo publicado originalmente no blog.guidelife.com.br, blog.guide.com.br e LinkedIn.