Viagens x Casa Própria: O que é mais importante?

Uma pesquisa realizada pela SunTrust perguntou para 2.500 americanos por que eles poupam dinheiro. O resultado me surpreendeu por demonstrar que cada vez mais as pessoas estão buscando experiências como viagens ao invés de bens físicos como uma casa ou um carro.

Mesmo quando olhamos a pesquisa por faixa etária, a diferença da preferência por viagem dos millennials para os outros investidores cai apenas de 47% para 38%. Cada vez mais o conceito de “ser” ou invés de “ter” está crescendo na sociedade e isto é positivo, como já expliquei no artigo Dinheiro Feliz. A felicidade com bens decresce com o tempo, já com experiências ela tende a crescer.

Fico curioso para saber o resultado de uma pesquisa como esta no Brasil, pois na minha experiência como Planejador Financeiro, a casa própria continua sendo o maior sonho, seguido pela preocupação com a aposentadoria e independência financeira.

QUAL OBJETIVO DEVE SER SUA PRIORIDADE?

Esta pesquisa demonstra uma tendência positiva do mercado de entender os objetivos e motivações por trás da poupança das pessoas. Definir os seus objetivos é um primeiro passo para realizar um planejamento financeiro, pois eles orientarão a escolha de um investimento mais adequado.

A verdade é que é impossível priorizar apenas um objetivo. Um planejamento financeiro possui algumas dimensões que precisam ser respeitadas para que você consiga aproveitar ao máximo a sua capacidade financeira. Por isso, o ideal é que você divida o seu planejamento em 3 partes:

  1. Reserva de Segurança: investimentos de alta liquidez e baixo risco que cubram de 3 meses a 1 ano de custo de vida para momentos inesperados. Indicamos aqui os Fundos DI com resgate em D+0.

  2.  Independência Financeira: está mais que provado que a sua aposentadoria não pode depender apenas do governo. Quanto antes você começar a poupar visando este objetivo, menor vai ser o valor exigido mensalmente para atingir a sua independência financeira. Como este objetivo é de longo prazo, você pode correr mais riscos se tiver perfil para isso. Previdências Privadas, Fundos Multimercados e Títulos de Renda Fixa de baixa liquidez são investimentos indicados.

  3.  Objetivos pessoais: aqui se encaixam as viagens, casa própria e sonhos que você possui. O ideal é que você escolha o investimento de acordo com o tempo que será necessário utilizar para atingi-lo. Quanto mais longo o prazo, mais volatilidade você pode aceitar.

VOCÊ SABE O QUE É MAIS IMPORTANTE

A independência financeira e sua reserva de segurança financeira e de seguros são as dimensões que lhe trarão tranquilidade para passar por momentos difíceis com o mínimo de dificuldade possível. Estes pontos nunca podem ser negligenciados em um Planejamento Financeiro.

Já os objetivos pessoais e sonhos devem ser planejados para que você tenha mais facilidade na hora de escolher o melhor investimento possível. Definir qual é o sonho mais importante somente pode ser respondido por você e sua família, não terceirize a decisão.

Artigo originalmente publicado no blog.guideinvestimentos.com.br.