Qual o ponto da virada para a sua carreira de Planejador Financeiro
Digamos que o seu peixe preferido é a Truta, esta é uma espécie que existe somente em água doce e algumas técnicas são mais eficazes para pescá-lo.
Sabendo as principais características do seu peixe preferido, fica mais fácil realizar um planejamento para adquiri-lo. Você pode definir qual o local, aparelhagem e demais detalhes para a sua pesca.
Com tudo isso, haveria alguma razão para você realizar uma pesca em mar aberto? É provável que você não consiga pescar um peixe que lhe agrade.
Gosto de fazer esta analogia com a área comercial.
Já falei sobre a necessidade de criação de nicho em outros artigos. É bem provável que a regra de Pareto se aplique à sua carteira de clientes e aproximadamente 80% da sua receita seja gerada pelos 20% melhores.
Se você calcular isso, estará mais próximo de encontrar o seu nicho.
Levante as similaridades entre eles. Normalmente, são profissionais do mesmo setor, que vivem em um mesmo bairro, tem a idade e estrutura familiar parecida.
Você deve realizar este estudo para definir quem é a sua “Truta”, e onde realizará a sua “pesca”.
Definindo o seu nicho, você tem a oportunidade de aprofundar os seus estudos nas resoluções de problemas que são mais comuns a eles, quais jargões eles utilizam, analogias que eles entendem, além de ficar mais fácil de se tornar referência.
Lembro que após ler o livro “The Supernova Advisor” e conversar com o consultor de Financial Advisors Rob Knapp, o ensinamento mais enfatizado foi o foco em um nicho.
A partir deste dia, resolvi que iria focar meus esforços em prospectar apenas clientes do nicho que era mais rentável para mim o que levou a uma fase de crescimento profissional muito mais acentuada.
Deixo aqui este desafio, defina que é a sua persona perfeita!
Artigo publicado inicialmente no blodoplanejador.guidelife.com.br e LinkedIn.