O que o homem mais rico do mundo tem a nos ensinar sobre Franquias
Na década de 80, o homem mais rico do mundo era Sam Walton, o criador da varejista Wall Mart. Após ele vieram nomes que são mais comuns pra a nossa geração, como Bill Gates, Warren Buffet e Steve Jobs.
Para ter noção do tamanho da fortuna conquistada pelo senhor Walton, é só olhar a lista atualizada dos mais ricos do mundo do início de 2017. Os 3 filhos dele figuram na 15ª, 16ª e 17ª posições. Isso por que ele faleceu em 1992.
Acho que isso já prova da capacidade que uma pessoa simples que saiu do zero em uma cidade pequena dos Estados Unidos possui. Seguindo a minha paixão por biografias de pessoas de sucesso, resolvi ler esta autobiografia que Sam escreveu em seu último ano de vida. (Esta biografia só existe em inglês, você pode comprá-la aqui)
Resumidamente, os seus principais ensinamentos são o foco no cliente e a necessidade de fazer muito benchmark e aprender com todos os participantes do mercado as melhores práticas para o seu negócio. Sam era um eterno aprendiz, mesmo em seus últimos anos de vida.
Sam Walton começou sua carreira de comerciante como franqueado de uma loja de conveniências.
Mas um ponto me surpreendeu, Sam Walton começou sua carreira como franqueado de uma rede de loja de conveniências chamada “Ben Franklin”. Ele credita a ao modelo de franquia grande parte do seu sucesso, pois como não tinha experiência nenhuma na área, através dele foi possível aprender os fundamentos de tudo que usou em seu negócio.
Após conhecer as primeiras lojas chamadas “Discount Shop” nos EUA, Sam viu a oportunidade de entrar para o varejo de descontos. Ele levou a ideia até o seu franqueador, mas a Ben Franklin não se interessou pelo negócio. Então ele decidiu seguir paralelamente com sua loja de conveniência e o que viria a ser o gigante Wal Mart.
Artigo publicado originalmente no blogdoplanejador.guidelife.com.br e LinkedIn.