Como criticar um trabalho sem gerar problemas

Mary Kay era adepta da técnica do Feedback Sanduíche. Que segue a ordem:

Elogio - crítica - elogio.

Esta regra ajuda ao criticado relaxar e a ficar mais aberto a escutá-lo.

A crítica sempre deve estar direcionada à “o que” está errado e não a “quem” está errado.

Alguns gestores gostam da abordagem começar com a crítica para somente elogiar no fim, mas as pessoa não estará mais aberta para escutá-lo, se seu estado emocional estiver negativo.

Outra dica é nunca criticar uma pessoa na frente e outras como em uma reunião de equipe.

Além de criar ressentimento na pessoa que recebeu a crítica, o clima de “quem será o próximo” surgirá e o rendimento da equipe tende a cair.

A crítica deve ser feita de forma privada, separada da equipe.

Mary Kay também utilizava outras duas técnicas para melhorar o rendimento de uma pessoa.

Uma era realizar treinamentos para a equipe toda, para que a pessoa enxergasse indiretamente como corrigir seu erro.

E a segunda, solicitar que a pessoa ministrasse um treinamento para equipe sobre o assunto em que ela não estava indo bem.

Desta forma, a pessoa se sentia importante e estudava o assunto por conta própria.