Como fracassar em quase tudo e ainda ser Bem-Sucedido
Nota do livro: 9/10
O autor deste livro é Scott Adams, cartunista responsável pelas tirinhas do Dilbert. Como sempre fui um fã da sua capacidade de expor a parte engraçada e muitas vezes trágica da vida corporativa, resolvi me arriscar nesta leitura.
O livro lembra o estilo Tim Ferris de "Trabalhe 4 horas por semana", expondo ideias práticas sobre como ter sucesso, utilizando suas histórias para fundamentá-las. E esta parte biográfica é o que torna a leitura fácil e interessante.
Scott critica bastante o senso comum, uma prova disso são as principais ideias do livro, vamos a elas!
Metas são para perdedores, vencedores possuem um sistema
Se você possui uma meta de 10 novos clientes por mês, o foco neste número fará com que você sinta-se um fracassado enquanto não atingí-lo.
Consequentemente, sua energia ficará baixa causando um ciclo vicioso que te afastará do sucesso.
Já pessoas de sucesso possuem um sistema, que nada mais é do que um hábito.
No exemplo acima uma forma de criar um sistema, é se habituar a agendar 3 reuniões por dia. Desta forma, você terá uma rotina produtiva que muito provavelmente levará você a ter sucesso.
"Se você faz algo todo dia, é um sistema. Se você espera atingir um objetivo em um dia no futuro, é uma meta"
Maximize a sua energia
Nós seres humanos queremos sucesso em várias esferas como, financeira, vida social, lazer, amor, profissão, viagens, etc. Como o tempo é limitado, é difícil saber onde focar nosso tempo.
Para resolver isso Adams sugere que você foque em apenas uma métrica: sua energia. E ter energia significa ter algo que o faça estar animado ao acordar.
Segundo o autor, a base para se ter energia é:
dormir bem
comer bem e;
se exercitar.
Concordo com o ponto de vista do autor, acredito que pessoas de sucesso possuem bons hábitos e fazem o seu trabalho de uma forma quase que automática e sem esforço.
Artigo publicado originalmente no LinkedIn.