Quando devo comprar o dólar para viajar?
Nos últimos dias tivemos um movimento brusco de alta do dólar e, como não poderia deixar de ser, recebemos ligações de clientes preocupados com o custo de suas viagens.
POR QUE O DÓLAR ESTÁ SUBINDO?
A alta da moeda americana foi um prato cheio para discussões políticas nas redes sociais, inclusive já falamos sobre o que está acontecendo com o dólar, mas, infelizmente, o Brasil ainda não é o centro do mundo. A principal razão para a queda do real foi uma variável que ninguém em nosso país tem controle: a Taxa de Juros dos Títulos dos EUA.
Os “Treasuries“, que são os Títulos de dívida do governo dos EUA, são considerados os investimentos menos arriscados do mundo, portanto quando os juros pagos por ele sobem, os investidores internacionais preferem migrar seu dinheiro para ter este rendimento com menos risco.
Essa saída de dinheiro do país, faz com que o real desvalorize perante o dólar. A regra é, quanto mais pessoas vendendo Real, mais ele vai cair.
COMPRO OU NÃO COMPRO?
O câmbio brasileiro deve continuar indefinido até sabermos quem será o novo presidente. Até lá, é provável que o dólar se mantenha nestes patamares com altas e baixas curtas ocasionadas por notícias políticas.
Por esta razão, sugiro, para quem já tem viagem agendada, que compre seus dólares semanalmente, fazendo um preço médio do período.
Caso o mercado tenha uma alta brusca, é interessante esperar uns dias para realizar a compra. pois é provável que seja apenas uma tempestade que passará. E se ocorrer uma queda rápida, aproveite para baixar o preço médio comprando um valor um pouco maior.
CARTÃO DE CRÉDITO INTERNACIONAL É UMA BOA OPÇÃO?
Não, o cartão de crédito internacional é importante para momentos em que o acesso ao dinheiro é difícil, ou em caso de emergências. Leve ele em sua viagem, mas dê preferência para o dinheiro em espécie.
O custo do câmbio de dólar no cartão de crédito é alto, pois ele possui o imposto IOF de 6,38% sobre o valor movimentado. O cartão também não é generoso na hora de fechar o câmbio, que normalmente fica bem acima do que é negociado no câmbio turismo.
POR QUE O DÓLAR TURISMO É MAIS CARO QUE O DÓLAR COMERCIAL?
O dólar turismo é mais caro que o dólar comercial por causa dos seus custos. A casa de câmbio precisa transportar e “guardar” a moeda para que ela chegue sem riscos a você. Além disso, ela precisa pagar os funcionários e ter um lucro por este trabalho.
É importante procurar apenas casas de câmbio autorizadas para realizar suas compras com segurança e não ter dores de cabeça em sua viagem!
Artigo publicado originalmente no blog.guide.com.br e LinkedIn.