Você sabia que a NIKE existe graças à Asics?
Nota: 8/10
“A Marca da Vitória – A Autobiografia do criador da NIKE”. Esta é uma ótima biografia para quem gosta de histórias de empreendedorismo e superação. Phil Knight, o criador da empresa que viria a se tornar a NIKE, era um corredor que teve a ideia de vender um tênis japonês para o mercado dos EUA.
Este sonho, que ninguém deu atenção, acabou virando realidade após uma viagem de mochilão que ele fez pelo mundo no início dos anos 60. Phil bateu na porta da Onitsuka e apresentou sua ideia de ser um representante da marca.
CRISES NOS FAZEM CRESCER E EVOLUIR
Uma das partes mais interessantes do livro é a que detalha o nascimento da marca NIKE. A Onitsuka percebeu que os EUA seria o seu maior mercado porque as vendas duplicavam a cada ano. A estratégia que eles utilizaram para comprar a empresa de Phil, foi atrasar o envio de mercadorias e negociar com outros distribuidores.
Como Phil percebeu que uma hora ou outra perderia sua empresa, ele foi atrás de outras fábricas no Japão para desenvolver sua marca própria. E foi assim que a Onitsuka, que viria a se tornar a Asics ajudou a criar uma empresa que se tornou muito maior do que ela, a NIKE!
NUNCA EXAGERE NA ALAVANCAGEM
O dono da NIKE sempre foi muito agressivo e operou no limite de alavancagem permitido pelo banco. Isso quase levou a empresa a quebrar, mesmo com uma receita de U$ 1,3 milhões por ano, ao ocorrer um descasamento de entrada de dinheiro.
Como o banco corria um risco muito alto com esta posição, eles se recusaram a fornecer mais crédito para a NIKE e ela só não quebrou por contar com a ajuda de uma empresa de investimentos japonesa que já havia concedido crédito para eles e acreditava muito na gestão da empresa.
Alavancagem é importante para o crescimento, mas se você operar no limite, em um momento de crise a probabilidade de quebra é altíssima.
EQUIPES UNIDAS POR UM PROPÓSITO EM COMUM SÃO IMBATÍVEIS
A principal razão para o sucesso de um negócio são as pessoas. Phil juntou uma equipe que não trabalhava por dinheiro, e sim pelo propósito de criar os melhores tênis de corrida do mundo e fazê-los acessíveis para todos.
Dificuldades são enfrentadas por todas as empresas e somente aquelas que possuem uma equipe com um “algo a mais” tem a maturidade de conversar sobre os seus problemas de forma aberta, sem levar as discussões para o lado pessoal e com a capacidade de aprender com os próprios erros.
Ao buscar mercado em outros esportes além das corridas, a marca escolheu atletas que se encaixavam com a imagem dos próprios funcionários da NIKE, para estabelecer o seu posicionamento.
Posso falar por mim mesmo que esta estratégia deu certo. Lembro do primeiro tênis da NIKE que comprei e como me sentia ligado à imagem que seus atletas passavam para mim. JUST DO IT!