4 dicas de como se preparar para sua Aposentadoria
Ok, você guardou dinheiro durante anos e chegou ao momento em que tanto sonhou: a aposentadoria. Mas será que você está realmente preparado para isso?
Segundo a pesquisa “Making Money Last” da Ameriprise, 68% dos aposentados americanos não se sentem confiantes para resgatar e usufruir de seus investimentos. A média dos investimentos dos respondentes era de U$ 839.000,0 e demonstra que para 1 em cada 4 respondentes faltam U$ 250.000,00 para que o dinheiro não acabe antes do fim da vida.
76% dos respondentes já recebiam a aposentadoria do governo americano, 24% que ainda não pediram e 34% não sabiam quando iriam solicitar o seu benefício.
Esta pesquisa nos demonstra como mesmo em um país desenvolvido não basta simplesmente acumular recursos para se sentir tranquilo em sua aposentadoria.
COMO ME PREPARAR PARA A APOSENTADORIA?
O caminho indicado para que você se sinta tranquilo para usufruir de seu patrimônio no momento de sua aposentadoria passa pelos seguintes pontos:
1 – Não tenha dívidas:
Gaste menos do que você ganha. Este é o principal mantra que você deve seguir em sua vida financeira.
2 – Planeje com antecedência:
Quanto mais cedo você conseguir planejar a sua vida financeira, menor é a probabilidade de que seu dinheiro acabe. Quando possuímos um objetivo definido, temos mais facilidade para tomar as decisões corretas. De preferência refaça o planejamento anualmente para se adequar às mudanças de cenário na economia e em sua vida.
3 – Estude Investimentos:
Busque entender mais sobre investimentos e faça isso gradualmente, sem a pressão de entender tudo da noite para o dia. Com o passar dos anos, este conhecimento ajudará você a tomar decisões mesmo quando utilizar algum serviço de assessoria financeira.
4 – Procure um profissional de assessoria financeira:
O acompanhamento de um especialista irá ajudá-lo a ganhar tempo nos pontos 2 e 3. É importante que este profissional entenda em detalhes da sua vida para fazer um planejamento que se encaixe com o que há de melhor no mercado financeiro.
Artigo originalmente publicado no blog.guideinvestimentos.com.br.