O que o Neymar pode te ensinar sobre o Mercado Financeiro

A exclusão de Neymar da lista dos 10 melhores jogadores de futebol da temporada 2017/2018 comprova que ele está passando pela maior crise de sua carreira. Em conversas com amigos é comum ver comentários emocionais sobre o seu comportamento afirmando que ele está acabado para o futebol.

Sabendo disso, pergunto a você: se existisse uma ação do Neymar (NEYM3) sendo negociada em bolsa, você venderia ou compraria a sua ação?

É provável que você esteja pensando em vendê-lo, afinal ele está em crise e as notícias sobre ele são cada vez piores. O nosso comportamento ao analisar futebol é muito parecido com o que temos como investidores, entenda o que você pode aprender com esta analogia.

O QUE A PSICOLOGIA NOS ENSINA?

O excesso de notícias negativas faz com que enxerguemos apenas os defeitos e erros recentes do jogador, junta-se a isso um “efeito manada” de opiniões que nos leva a acreditar que não existe razão para sua recuperação.

Este efeito se assemelha ao movimento de investidores quando uma empresa, setor ou tipo de investimento passa por um momento de crise, o sentimento de desespero, raiva e desilusão toma conta e todos vendem o ativo a qualquer preço, sem uma análise racional.

O estudo da psicologia aplicada ao mercado financeiro tem ganhado cada vez mais espaço, o que é comprovado por dois dos ganhadores do Prêmio Nobel de economia, Daniel Kahneman e Richard Thaler. Nestes estudos é comprovado que possuímos o viés de vender ativos que estão caindo e comprar ativos que estão subindo.

O problema deste viés é que acabamos seguindo na contramão do que grandes investidores como Warren Buffett fazem e pregam como um dos grandes segredos para ganhar dinheiro: “Compre na Baixa e Venda na Alta”

Conhecendo este raciocínio falho, se Neymar fosse uma ação é provável que NEYM3 fosse uma pechincha no atual valor.

O FUNDAMENTO É O MAIS IMPORTANTE

Já sabemos que o momento de queda pode ser uma oportunidade de comprar um bom ativo a preço mais barato, mas para sabermos se um ativo realmente vale a pena, precisamos analisar seus fundamentos.

Vamos olhar para os fundamentos do NEYM3 na temporada de 2017/18 do futebol europeu em comparação com os 10 jogadores que estão disputando o prêmio de melhor jogador do mundo.

  • 1º em média de assistências: 0,533 por jogo

  • 2º em média de gols: 0,93 por jogo

  • 3º em número absoluto de assistências

  • 6º em número absoluto de gols

  • 11º em número de jogos

  • 1º em número de finalizações a gol na Copa do Mundo

Deixando o emocional de lado, percebemos que os fundamentos do Neymar continuam fortes. Consideremos também que ele continuará jogando em um time forte (PSG) e em uma liga mais fraca como a da França. A probabilidade de ele voltar a apresentar um grande futebol é muito alta.

Mais um ponto a favor da ação NEYM3.

COMPRA EM NEYM3

A tranquilidade para analisar os números e a história de um ativo financeiro, a frieza para comprá-los em momentos de crise e a paciência para esperar que os fundamentos prevaleçam em seus preços são grandes diferenciais que vemos nos maiores investidores do mercado financeiro.

Como torcedores de futebol, ter este comportamento emocional não é um problema. Esporte é um lazer para nós e devemos aproveitá-lo da maneira mais prazerosa e descompromissada possível. Já a sua vida financeira merece um pouco mais de racionalidade.

Não sejamos torcedores na hora de investir, conte com a ajuda de um assessor capacitado e certificado para ajudá-lo

Artigo originalmente publicado no blog.guideinvestimentos.com.br.