Você sabe o que você vende?

Semana passada tive o prazer de assistir a palestra do audaz Mauricio Benvenutti no evento da Planejar - Associação Brasileira de Planejadores Financeiros um dos aprendizados foi que empresas que não entendem o benefício que entregam tendem a desaparecer.

Um dos exemplos foi a Kodak.

Ela inventou a câmera fotográfica digital, mas preferiu não investir no projeto para não acabar com suas outras receitas geradas pela venda de filmes fotográficos.

Ela focou em seu produto e não em seu benefício.

Entender qual o benefício do seu trabalho ajuda que você antecipe mudanças.

Um dos exercícios que faço em treinamentos com assessores de investimentos é perguntar quais os benefícios que temos para entregar a uma persona.

A primeira tendência é falar de investimentos como “previdência”.

Mas estes não são benefícios.

Estes são produtos.

Os benefícios podem ser a tranquilidade de ter mais controle sobre o seu futuro, o sentimento de prosperidade ou de proteção do patrimônio.

Ficou claro o que você tem que entregar para o seu cliente?

Pense nisso e trabalhe os seus benefícios.

Aproveito para agradecer ao Mauricio Benvenutti e outros colegas que “puxaram a minha orelha” e me incentivaram a voltar a gravar vídeos para as redes sociais.