O que o mercado financeiro nos diz sobre a facada em Bolsonaro

Nesta quinta-feira tivemos um dos capítulos mais tristes da nossa história democrática. A tentativa de assassinato ao candidato Jair Bolsonaro chocou pela violência inaceitável. O acontecimento é o fato mais importante da corrida eleitoral e com certeza definirá qual será o futuro do Brasil. 

As consequências do atentado à vida de Bolsonaro foram quase que imediatas. A variação do Índice Bovespa foi altíssima e ajuda a termos uma leitura de como o mercado enxerga os cenários após a eleição. 

POR QUE A OPINIÃO DO MERCADO É IMPORTANTE?    

Independente de opinião política, você como investidor deve procurar descobrir qual é a opinião dos principais players do mercado. O volume de dinheiro movimentado por eles é que define se o mercado vai subir ou cair. Se você acha que um acontecimento é positivo, mas um grande investidor institucional internacional não concorda, é provável que ele derrube o preço dos ativos que possui e você pode se prejudicar com o movimento. 

O dia 6/9 estava caminhando como um típico pré-feriado de agenda vazia no mercado. O Ibov variava entre 0,30% e 0,60% positivo e dava sinais de que continuaria assim até o fim do pregão. Por volta das 15:40, começamos a receber via Whatsapp vídeos e informações sobre o ocorrido e em 5 minutos a Globo News e a Band News passaram a cobrir o atentado em tempo integral. 

A partir daí o índice bovespa passou a subir consistentemente saindo de +0,4% para +1,85% em pouco mais de uma hora e meia de pregão, como você pode ver na Tabela Intraday de cotação do Bovespa

O QUE PODEMOS DEDUZIR COM A VARIAÇÃO DO MERCADO? 

A última pesquisa do IBOPE demonstrou a fraqueza de Bolsonaro em um provável segundo turno com candidatos de esquerda, especialmente com o segundo colocado, Ciro Gomes. O único cenário positivo era com Haddad, e mesmo assim em empate técnico. 

O mercado claramente demonstra que sua preferência seria Geraldo Alckmin, nos momentos em que ele demonstrou força como quando confirmou a aliança com o “centrão”, o Ibovespa subiu, e o dólar aliviou um pouco seu movimento de alta. 

Mesmo assim, havia uma dúvida sobre a opinião do mercado com relação à Jair Bolsonaro que foi esclarecida com o atentado. Em conversas com outros profissionais do mercado, foi consenso que o ocorrido fortalecerá o candidato na corrida eleitoral e a alta demonstra que os players gostaram disso. 

Podemos dizer que logo após a definição das eleições, o mercado se comportará de forma positiva se qualquer candidato que não for de esquerda se eleger. 

O QUE FAZER COM SEUS INVESTIMENTOS? 

O momento ainda é de cautela. Se você não suporta variações negativas em seus investimentos, o melhor a se fazer é manter os investimentos em ativos de Renda Fixa Pós-fixada como CDB’s, LCI’s, LCA’s, Fundos DI e de Crédito Privado. 

Se você possui investimentos de renda variável e não pode mantê-los no longo prazo, pode ser prudente vendê-los até que o cenário eleitoral esteja mais definido. 

Aproveito para deixar aqui minha torcida para uma pronta melhora ao candidato Jair Bolsonaro. Que este susto se torne exemplo do que não pode acontecer. Disputas políticas devem ocorrer apenas no campo das ideias, sem violência alguma.