Como a Economia afeta a vida real?

economia-vidareal.jpg

Em mais de 10 anos trabalhando no mercado financeiro percebi que poucas pessoas entendem como a economia, o Ministro da Fazenda, o Banco Central e o mercado influem diretamente em nosso dia-a-dia. Minha esposa chegou a comentar comigo que achava que a economia era algo abstrato antes de aprender alguns fundamentos.

O fato é que a economia influi diretamente em nossa vida, pois cuida de algo com o que lidamos todos os dias: o dinheiro.

Como funciona a política econômica?

8 vezes ao ano realiza-se a reunião do COPOM, onde o Ministro da Fazenda, o Diretor do Banco Central e seu colegiado analisam a situação do país e definem qual será a Taxa Selic. Esta taxa percentual regula a quantidade de dinheiro que teremos à disposição no país.

A Taxa Selic é a referência dos juros cobrados em empréstimos e investimentos de renda fixa. Por exemplo, se a taxa de juros for definida como 10% ao ano, o Banco Central passará a vender seus títulos do tesouro com rendimentos de 10% ao ano.

E como isso afetará a economia?

É muito simples. Quando os juros sobem, as pessoas acharão mais interessante investir nos títulos, pois o rendimento está mais atrativo. Com isso elas compram os títulos e esse dinheiro sairá da economia e ficará no Tesouro Nacional. Portanto, teremos menos dinheiro "passando" pelas mãos dos brasileiros.

Quando a taxa de juros cai, o investidor pode não ficar satisfeito com o rendimento e venderá o seu título de volta para o governo. Dessa forma, ele recebe seu dinheiro de volta e pode consumir algo ou abrir algum negócio. Portanto, teremos mais dinheiro "na praça".

Por que a quantidade de dinheiro disponível no país afeta a minha vida?

Quando a quantidade de dinheiro disponível em um país aumenta, o consumo também aumenta.

Por exemplo, um investidor acha que os juros do título que possui estão muito baixos, então resolve resgatar e investir abrindo uma lanchonete. Esta empresa contratará funcionários, que ganharão mais dinheiro do que antes de possuir um emprego. Dessa forma, haverá mais pessoas consumindo e, com o aumento da demanda, o preço dos produtos que eles consomem subirão.

Assim, chegamos em algo que é discutido diariamente em nosso país: a Inflação. A quantidade de dinheiro na economia é uma das variáveis que afetam o preço de tudo que compramos e vendemos.

Qual a outra forma de aumentar a quantidade de dinheiro disponível?

Outra forma de aumentar o dinheiro na "praça" é através dos gastos do governo. Quando o governo gasta com contratações de servidores públicos, obras ou políticas sociais, ele está aumentando a liquidez da economia.

Caso ele queira diminuir a quantidade de dinheiro, ele capta aumentando os juros e segura os gastos.

Como baixar a taxa de juros sem gerar inflação?

A outra variável que influi na inflação é o aumento ou diminuição da produção. Por exemplo, caso tenhamos uma produção X de maçãs no país, o governo diminua a taxa de juros e por causa disso a demanda por maçãs dobre, a única maneira de fazer com que o preço da maçã não se altere é dobrar a produção de maçãs.

O que o governo deve fazer com o dinheiro captado através dos Títulos do Tesouro?

O Título do Tesouro nada mais é que uma dívida que o governo faz com o investidor. Isto é, ele recebe o dinheiro com o objetivo de investir no país. Esses investimentos devem aumentar a produção, cujo aumento gera mais empregos, mais impostos, e, com o aumento da arrecadação, ele paga os juros ao detentor do título.

Por que o aumento do PIB é bom para o país?

Se o dinheiro captado pelo governo for bem investido, as empresas conseguirão produzir mais e isso trará um aumento do PIB (Produto Interno Bruto). Para aumentar a produção, as empresas contratarão mais, o desemprego diminuirá e mais pessoas estarão consumindo. Mas, se a produção subir proporcionalmente ao aumento de consumidores, a inflação será baixa.

Artigo publicado inicialmente no blog.guidelife.com.br, blog.guide.com.br e LinkedIn.