Uma boa ideia é suficiente para ter sucesso?
Pouca gente sabe, mas a Starbucks não começou como uma cafeteria e sim como uma revendedora de cafés premium.
A ideia de criar cafeterias premium nos EUA surgiu após uma viagem de Howard Schultz para uma convenção na Itália. Nesta época, ele tinha acabado de entrar na Starbucks e sua função era desenvolver a área de marketing da empresa.
Howard ficou maravilhado com o modelo de atendimento europeu, e voltou entusiasmado para contar sua ideia aos donos da Starbucks.
A receptividade dos donos não poderia ter sido pior. Ninguém gostou da ideia, e Howard não teve nenhum apoio para implementar sua visão.
Ele teve que sair da Starbucks, para implementar o modelo de cafeteria que imaginou criando a marca “il giornale”.
Após o sucesso da “il giornale” ele comprou a Starbucks e daí pra frente o crescimento foi gigantesco.
O ponto mais importante na história de Howard Schultz não foi ter a ideia da cafeteria. Ideia é uma coisa comum, muitas pessoas tem. Copiar e adaptar um modelo de negócio mentalmente não é a tarefa mais difícil.
Seu grande mérito foi insistir numa ideia que foi desacreditada por muitas pessoas e executá-la contra tudo e contra todos.
Uma ideia boa não é o suficiente.
Sem execução nada acontece.