A Ascenção e Queda do celular Blackberry

A sugestão de livro que eu tenho pra vocês hoje é o LOSING THE SINAL. Eu dou nota 9 para este livro. (Compre o livro clicando na imagem da capa abaixo).

Quis entender melhor o que houve para o Blackberry, celular líder de mercado, ter praticamente desaparecido.

O livro é sensacional para visualizar a velocidade que as mudanças podem ocorrer no mundo da tecnologia. Os autores realizaram uma pesquisa completa entrevistando quase todos os envolvidos na história.

Ele lembra a narrativa utilizada pela autora brasileira Cristiane Corrêa no livro Sonho Grande.

Você terá lições de acertos que fizeram uma pequena empresa canadense tomar a liderança do mercado de celulares e os erros que levaram esta empresa a se tornar insignificante no mercado em poucos anos.

POR QUE A BLACKBERRY LIDEROU O MERCADO DE SMARTPHONES NOS ANOS 2000?

O primeiro acerto da Blackberry foi identificar que o mercado iria evoluir para a transmissão de dados e que o e-mail era a melhor forma de começar esta disrupção.

Enquanto empresas como a Motorola apostavam nos Bips, ela apostou em um dispositivo que podia acessar, e enviar e-mails.

Outro acerto foi a encriptação e compressão dos e-mails. Este sistema se adaptava bem à rede limitada para envio de dados. O dispositivo de e-mails gerava um benefício claro para profissionais.

O segundo acerto foi começar a venda dos Blackberry no nicho correto. Os vendedores da Blackberry eram chamados de evangelistas.

Eles abordavam pessoas importantes em Nova Iorque e deixavam o dispositivo como teste gratuito por um mês. Era o suficiente para “viciar” o prospect em seu produto.

A partir daí, CEO’s impuseram aos CIO’s a contratação do serviço para todos os funcionários. Se a Blackberry fosse direto aos CIO’s, provavelmente seria rejeitada pois a implementação daria muito trabalho a eles.

Portanto, os dois pontos mais importantes para ela ter dominado o mercado foram o pioneirismo e começar as vendas pelo nicho certo.

PORQUE A BLACKBERRY SE TORNOU UMA EMPRESA INSIGNIFICANTE NO MERCADO DE SMARTPHONES

A queda da Blackberry começou no dia em que Steve Jobs lançou o Iphone. Seu discurso nos mostrava como aquele aparelho ajudava você a ver o mapa de Paris, a escutar a música do Bob Dylan e a acessar o seu site preferido.

Ele focou exatamente no que seus clientes queriam como benefício.

Na mesma época, o Blackberry estava apresentando um celular o celular com jargões técnicos, onde seu diferencial era uma placa X, ou um processador Y. Neste momento, começou a disrupção do mercado e todo mundo se interessou pelo iphone.

A Blackberry ainda dominava o mercado americano e estava crescendo muito no resto do mundo. Mas ela se perdeu ao dividir seus esforços entre o hardware e o seu software, e como a história nos mostrou, ela não tinha capacidade para fazer os dois ao mesmo tempo.

Pressionada por um celular novo, ela lançou o Storm. Um celular de Touchscreen em que a tela funcionava como um botão gigante, que acionava a funcionalidade que seu dedo estivesse indicando.

O coCEO, Lazaridis, fez de tudo para manter esta funcionalidade, e a Blackberry acabou lançando para o mercado um celular inacabado, com muitos bugs e que quebrava com facilidade.

A qualidade do produto estava muito abaixo do que os seus usuários estavam acostumados, o Storm vendeu muito, mas foi um fracasso para a imagem da empresa.

Para a Blackberry, o principal benefício que uma empresa de smartphones deveria entregar eram, custo baixo, bateria com vida longa, e pouco tráfego de dados para não sobrecarregar as operadoras de telefone.

Mas os benefícios que os clientes queriam, era navegar na internet, escutar música, tirar fotos e ter acesso a aplicativos diversos.

Eles não estavam preocupados com bateria. Até hoje temos celulares com baterias com pouca durabilidade e continuamos usando sem nos preocupar. E assim, os produtos da Blackberry ficaram cada vez mais para trás, com um sistema lento e defasado e um hardware frágil que não acompanhou nem o android e nem o Iphone.

O WHATSAPP SÓ EXISTE PORQUE A BLACKBERRY ERROU

Um dos grandes erros da Blackberry foi não ter apostado em seu aplicativo de troca de mensagens chamado BBM, o Blackberry Messenger.

Quando o Whatsapp Messenger foi lançado, o BBM estava muito a frente. Ele era muito estável e já possuía funções que demonstravam quando sua mensagem foi recebida e lida pelo destinatário.

A desvantagem do Blackberry Messenger era que ele só funcionava entre os celulares da Blackberry .

Jim Balsillie o coCEO responsável pela parte de Business apostava em um projeto que liberaria o aplicativo BBM para todos os celulares do mercado. Ele chamava o projeto de SMS 2.0.

O problema foi que os sócios da Blackberry não viram valor no projeto. Jim Balsillie foi deposto de seu cargo de CEO e o SMS 2.0 foi descontinuado.

O resto da história nós conhecemos.

Hoje em dia o Whatsapp é um dos aplicativos mais valorizados do mundo. E a Blackberry praticamente sumiu do mercado.

Compre esse livro clicando aqui.