A Ascenção e Queda do celular Blackberry
A sugestão de livro que eu tenho pra vocês hoje é o LOSING THE SINAL. Eu dou nota 9 para este livro. (Compre o livro clicando na imagem da capa abaixo).
Quis entender melhor o que houve para o Blackberry, celular líder de mercado, ter praticamente desaparecido.
O livro é sensacional para visualizar a velocidade que as mudanças podem ocorrer no mundo da tecnologia. Os autores realizaram uma pesquisa completa entrevistando quase todos os envolvidos na história.
Ele lembra a narrativa utilizada pela autora brasileira Cristiane Corrêa no livro Sonho Grande.
Você terá lições de acertos que fizeram uma pequena empresa canadense tomar a liderança do mercado de celulares e os erros que levaram esta empresa a se tornar insignificante no mercado em poucos anos.
POR QUE A BLACKBERRY LIDEROU O MERCADO DE SMARTPHONES NOS ANOS 2000?
O primeiro acerto da Blackberry foi identificar que o mercado iria evoluir para a transmissão de dados e que o e-mail era a melhor forma de começar esta disrupção.
Enquanto empresas como a Motorola apostavam nos Bips, ela apostou em um dispositivo que podia acessar, e enviar e-mails.
Outro acerto foi a encriptação e compressão dos e-mails. Este sistema se adaptava bem à rede limitada para envio de dados. O dispositivo de e-mails gerava um benefício claro para profissionais.
O segundo acerto foi começar a venda dos Blackberry no nicho correto. Os vendedores da Blackberry eram chamados de evangelistas.
Eles abordavam pessoas importantes em Nova Iorque e deixavam o dispositivo como teste gratuito por um mês. Era o suficiente para “viciar” o prospect em seu produto.
A partir daí, CEO’s impuseram aos CIO’s a contratação do serviço para todos os funcionários. Se a Blackberry fosse direto aos CIO’s, provavelmente seria rejeitada pois a implementação daria muito trabalho a eles.
Portanto, os dois pontos mais importantes para ela ter dominado o mercado foram o pioneirismo e começar as vendas pelo nicho certo.
PORQUE A BLACKBERRY SE TORNOU UMA EMPRESA INSIGNIFICANTE NO MERCADO DE SMARTPHONES
A queda da Blackberry começou no dia em que Steve Jobs lançou o Iphone. Seu discurso nos mostrava como aquele aparelho ajudava você a ver o mapa de Paris, a escutar a música do Bob Dylan e a acessar o seu site preferido.
Ele focou exatamente no que seus clientes queriam como benefício.
Na mesma época, o Blackberry estava apresentando um celular o celular com jargões técnicos, onde seu diferencial era uma placa X, ou um processador Y. Neste momento, começou a disrupção do mercado e todo mundo se interessou pelo iphone.
A Blackberry ainda dominava o mercado americano e estava crescendo muito no resto do mundo. Mas ela se perdeu ao dividir seus esforços entre o hardware e o seu software, e como a história nos mostrou, ela não tinha capacidade para fazer os dois ao mesmo tempo.
Pressionada por um celular novo, ela lançou o Storm. Um celular de Touchscreen em que a tela funcionava como um botão gigante, que acionava a funcionalidade que seu dedo estivesse indicando.
O coCEO, Lazaridis, fez de tudo para manter esta funcionalidade, e a Blackberry acabou lançando para o mercado um celular inacabado, com muitos bugs e que quebrava com facilidade.
A qualidade do produto estava muito abaixo do que os seus usuários estavam acostumados, o Storm vendeu muito, mas foi um fracasso para a imagem da empresa.
Para a Blackberry, o principal benefício que uma empresa de smartphones deveria entregar eram, custo baixo, bateria com vida longa, e pouco tráfego de dados para não sobrecarregar as operadoras de telefone.
Mas os benefícios que os clientes queriam, era navegar na internet, escutar música, tirar fotos e ter acesso a aplicativos diversos.
Eles não estavam preocupados com bateria. Até hoje temos celulares com baterias com pouca durabilidade e continuamos usando sem nos preocupar. E assim, os produtos da Blackberry ficaram cada vez mais para trás, com um sistema lento e defasado e um hardware frágil que não acompanhou nem o android e nem o Iphone.
O WHATSAPP SÓ EXISTE PORQUE A BLACKBERRY ERROU
Um dos grandes erros da Blackberry foi não ter apostado em seu aplicativo de troca de mensagens chamado BBM, o Blackberry Messenger.
Quando o Whatsapp Messenger foi lançado, o BBM estava muito a frente. Ele era muito estável e já possuía funções que demonstravam quando sua mensagem foi recebida e lida pelo destinatário.
A desvantagem do Blackberry Messenger era que ele só funcionava entre os celulares da Blackberry .
Jim Balsillie o coCEO responsável pela parte de Business apostava em um projeto que liberaria o aplicativo BBM para todos os celulares do mercado. Ele chamava o projeto de SMS 2.0.
O problema foi que os sócios da Blackberry não viram valor no projeto. Jim Balsillie foi deposto de seu cargo de CEO e o SMS 2.0 foi descontinuado.
O resto da história nós conhecemos.
Hoje em dia o Whatsapp é um dos aplicativos mais valorizados do mundo. E a Blackberry praticamente sumiu do mercado.