O Surgimento do Terminal Bloomberg

O livro Bloomberg by Bloomberg foi lançado em 1.997 e conta a trajetória profissional de Michael Bloomberg até então.

Acredito que o livro poderia ter metade do tamanho se ele diminuísse a quantidade de propaganda do terminal Bloomberg. Mesmo assim, ele nos trás muitos ensinamentos de cultura empresarial, empreendedorismo e gestão.

Michael começou sua trajetória no Salomon Brothers. Passou por áreas de backoffice até chegar à mesa de operação para realizar o trabalho comercial. Ele se demonstrou muito obstinado e não poupou esforços para se tornar sócio da empresa.

Com o passar do tempo ele acumulou a função comercial e de desenvolvedor de sistemas para a empresa.

Em 1981, a Salomon Brothers foi adquirida pela a Phibro, uma empresa de trading agrícola  por U$ 550M. Esta fusão levou à demissão de Bloomberg após 15 anos de empresa.

Como era sócio da SB, ele saiu com um montante de U$ 10 milhões de dólares para “começar” sua vida.

Sua ideia para empreender foi desenvolver um sistema de precificação de Bonds. E assim, ele bateu na porta do Goldman Sachs para apresentar o projeto.

O diretor de tecnologia do GS deu de ombros para o projeto e disse que em 6 meses poderia começar a desenvolver um com as mesmas funcionalidades. Neste momento, Bloomberg deu um xeque-mate falando que entregaria o sistema em 6 meses. Desta forma, o GS não perderia nada se Michael não entregasse o que prometia.

O desenvolvimento do contrato demorou 3 meses, o que ajudou a dar mais tempo para Bloomberg.

No dia da apresentação, os desenvolvedores resolveram um último bug que impedia o sistema de começar a funcionar remotamente, e a apresentação foi um sucesso.

A partir daí, o Terminal Bloomberg virou um sucesso de mercado. Ele não parou de desenvolver novas funcionalidades e novas áreas como sua área de jornalismo.

Gostou deste artigo?

Entre na minha lista VIP preenchendo o formulário ao lado e receba meus artigos por e-mail.

Um abraço!