Qual é o futuro dos escritórios de AAIs pequenos e médios?
Nos últimos anos, o consenso do mercado de agentes autônomos de investimentos é de que o único caminho para gerar valor de mercado e ser um assessor de sucesso é participar como sócio relevante de um escritório gigantesco, com centenas de assessores plugados no mesmo CNPJ.
Neste artigo, explico o caminho para você prosperar e criar um valor de patrimônio em uma estrutura enxuta, sem ter a ansiedade de um crescimento desenfreado.
Por que todos querem ser um agente autônomo de investimentos gigante?
A necessidade de ser um grande agente autônomo de investimentos surgiu com a estratégia das plataformas de priorizar os incentivos financeiros aos maiores escritórios existentes.
Os incentivos foram oferecidos para a retenção do escritório ou para a realização de uma migração de plataforma com a contraparte de que os assessores entreguem metas de crescimento.
Para atingir as metas e acelerar o crescimento, estamos passando por um processo intenso de fusões e aquisições entre os AAIs. Esse movimento faz com que os escritórios médios e pequenos sintam-se obrigados a fundir-se para não serem esquecidos pelo mercado.
Benefícios e desafios dos grandes agentes autônomos de investimentos
Escritórios grandes podem usufruir de vários benefícios como áreas de atendimento segmentadas por classe de ativos, suporte de backoffice, sistemas e treinamentos.
Mas o crescimento traz algumas dores a serem resolvidas:
Formar um novo assessor demanda tempo
Todos os meses temos a entrada de uma quantidade grande de novos profissionais no mercado. Mesmo que eles já tenham algum conhecimento de mercado de investimentos (ex.: bancários), o período de adaptação ao modelo de AAI demanda tempo e atenção de um profissional sênior.
O crescimento desenfreado faz com que estes profissionais não tenham o acompanhamento adequado, gerando quebras de expectativas e um turnover alto. A mudança do assessor de referência gera desconforto aos clientes e problemas aos gestores do escritório.
Fusões geram conflitos de cultura
Toda fusão gera conflitos que influenciam no dia a dia do negócio. Alinhar quem serão as novas lideranças, funções, processos e forma de trabalho é um grande desafio.
Falta de autonomia
Escritórios que recebem aportes de incentivo passam a ter metas agressivas que tiram a sua autonomia de escolher os melhores produtos e formas de atender seus clientes.
Dificuldades em definir um partnership meritocrático
Definir regras claras de partnership é um desafio que envolve a participação de uma boa assessoria de advocacia e a definição de muitos detalhes complexos para um alinhamento em que todos estejam satisfeitos com as normas de aumento, diminuição e saída da sociedade.
Dificuldade para controlar o padrão do atendimento
Quanto maior o número de assessores, mais difícil é o controle da satisfação dos clientes e do padrão de atendimento.
Menor mobilidade para escolher novos parceiros
Quanto maior a quantidade de assessores e clientes, mais difícil a migração para uma plataforma que ofereça melhores condições de trabalho.
Como participar de um negócio bilionário independentemente do tamanho do seu escritório?
O melhor caminho para que um agente autônomo de investimentos tenha valor de equity e participe da valorização que o mercado entrega para instituições financeiras que prosperam é através a possibilidade de ser sócio da corretora em que atua.
Desta forma, o assessor pode se concentrar em fazer crescer o seu negócio na velocidade correta, mantendo um padrão de excelência sem a ansiedade de achar que está ficando para trás da concorrência e perdendo oportunidades.
Com a possibilidade de ser sócio da corretora, você compartilhará do crescimento gerado por todos os assessores da plataforma.
Aqui na sim;paul, criamos o programa sim;equity back, que permite que você participe de um evento de liquidez da corretora.
Entre em contato comigo para conhecer a sim;paul e o programa sim;equity back.
Um abraço!
Thiago Kurth Guedes, CFP