Qual é o futuro dos escritórios de AAIs pequenos e médios?

Nos últimos anos, o consenso do mercado de agentes autônomos de investimentos é de que o único caminho para gerar valor de mercado e ser um assessor de sucesso é participar como sócio relevante de um escritório gigantesco, com centenas de assessores plugados no mesmo CNPJ. 

Neste artigo, explico o caminho para você prosperar e criar um valor de patrimônio em uma estrutura enxuta, sem ter a ansiedade de um crescimento desenfreado.

 Por que todos querem ser um agente autônomo de investimentos gigante?  

A necessidade de ser um grande agente autônomo de investimentos surgiu com a estratégia das plataformas de priorizar os incentivos financeiros aos maiores escritórios existentes. 

Os incentivos foram oferecidos para a retenção do escritório ou para a realização de uma migração de plataforma com a contraparte de que os assessores entreguem metas de crescimento.

Para atingir as metas e acelerar o crescimento, estamos passando por um processo intenso de fusões e aquisições entre os AAIs. Esse movimento faz com que os escritórios médios e pequenos sintam-se obrigados a fundir-se para não serem esquecidos pelo mercado.

 Benefícios e desafios dos grandes agentes autônomos de investimentos  

Escritórios grandes podem usufruir de vários benefícios como áreas de atendimento segmentadas por classe de ativos, suporte de backoffice, sistemas e treinamentos. 

Mas o crescimento traz algumas dores a serem resolvidas:

Formar um novo assessor demanda tempo

Todos os meses temos a entrada de uma quantidade grande de novos profissionais no mercado. Mesmo que eles já tenham algum conhecimento de mercado de investimentos (ex.: bancários), o período de adaptação ao modelo de AAI demanda tempo e atenção de um profissional sênior. 

O crescimento desenfreado faz com que estes profissionais não tenham o acompanhamento adequado, gerando quebras de expectativas e um turnover alto. A mudança do assessor de referência gera desconforto aos clientes e problemas aos gestores do escritório. 

 Fusões geram conflitos de cultura

Toda fusão gera conflitos que influenciam no dia a dia do negócio. Alinhar quem serão as novas lideranças, funções, processos e forma de trabalho é um grande desafio.

 Falta de autonomia

Escritórios que recebem aportes de incentivo passam a ter metas agressivas que tiram a sua autonomia de escolher os melhores produtos e formas de atender seus clientes.

 Dificuldades em definir um partnership meritocrático

Definir regras claras de partnership é um desafio que envolve a participação de uma boa assessoria de advocacia e a definição de muitos detalhes complexos para um alinhamento em que todos estejam satisfeitos com as normas de aumento, diminuição e saída da sociedade.

Dificuldade para controlar o padrão do atendimento

Quanto maior o número de assessores, mais difícil é o controle da satisfação dos clientes e do padrão de atendimento.

Menor mobilidade para escolher novos parceiros

Quanto maior a quantidade de assessores e clientes, mais difícil a migração para uma plataforma que ofereça melhores condições de trabalho.

Como participar de um negócio bilionário independentemente do tamanho do seu escritório? 

O melhor caminho para que um agente autônomo de investimentos tenha valor de equity e participe da valorização que o mercado entrega para instituições financeiras que prosperam é através a possibilidade de ser sócio da corretora em que atua.

Desta forma, o assessor pode se concentrar em fazer crescer o seu negócio na velocidade correta, mantendo um padrão de excelência sem a ansiedade de achar que está ficando para trás da concorrência e perdendo oportunidades.

Com a possibilidade de ser sócio da corretora, você compartilhará do crescimento gerado por todos os assessores da plataforma.

Aqui na sim;paul, criamos o programa sim;equity back, que permite que você participe de um evento de liquidez da corretora.

Entre em contato comigo para conhecer a sim;paul e o programa sim;equity back.

Um abraço!

Thiago Kurth Guedes, CFP 

Artigo publicado originalmente no LinkedIn.