Bolsonaro favorito: é hora de se arriscar na bolsa?
A vitória de Bolsonaro é iminente. Pesquisas demonstram que ele possui aproximadamente 20% a mais do que Haddad em intenção de votos válidos. Uma diferença muito grande para ser revertida em menos de uma semana.
COMO A BOLSA SE COMPORTOU APÓS O 1º TURNO?
A variação do IBOV com o resultado do primeiro turno, entre 5/10/2018 (sexta-feira) e 8/10/2018 (segunda-feira) foi de +4,57%.
No dia 5/10 (sexta-feira), as pesquisas indicavam que Bolsonaro seria o mais votado e tinha chances de ganhar no 1º turno. Como ele é a preferência do mercado, acompanhei muitos especuladores comprando posições alavancadas, principalmente em derivativos.
A alta fez com que estes especuladores tivessem ganhos expressivos. O dia foi de festa e euforia nas mesas de operações pelo Brasil.
É UMA BOA HORA PARA COMPRAR AÇÕES?
No relatório “O dia depois de amanhã”, nossa área de análise projetou um cenário base de 96.000 pontos e um otimista de 105.000 pontos para o IBOV até o fim do ano. Neste Cenário Base, há espaço para a bolsa subir aproximadamente 12%.
Apesar destas projeções positivas, temos que ter calma antes de tomar qualquer decisão com os seus investimentos.
QUAL O SEU PERFIL DE INVESTIDOR?
A primeira pergunta que você deve fazer antes de comprar ações, ou fundos de ações, é “qual é o seu perfil de investidor”. Abrindo uma conta na Guide, você responde a um questionário suitability que ajudará a definir o seu perfil.
Além do questionário, você terá acesso a uma assessoria com profissionais que te ajudarão a alinhar sua carteira com o seu perfil.
Se você não se sentir confortável com a possibilidade de ver seus investimentos perdendo valor de um dia para o outro, provavelmente este não é um investimento indicado para você, mesmo com o cenário positivo.
NÃO PONHA TODOS OS OVOS NA MESMA CESTA
Esta é uma regra de ouro no mundo dos investimentos. Mesmo que você tenha o perfil de um investidor agressivo, não é aconselhável colocar 100% dos seus investimentos em uma única estratégia.
A bolsa de valores é indicada para investimentos de longo prazo. Se parte do seu dinheiro precisará ser resgatada antes de 1 ano, mantenha este valor em investimentos menos arriscados.
É UMA BOA HORA PARA ESPECULAR?
Especulações de curto prazo, especialmente as alavancadas com derivativos, não são garantia de lucro. Aparentemente o mercado já precificou a vitória de Bolsonaro.
Isto quer dizer que os investidores já elevaram os preços dos das ações considerando a vitória de Bolsonaro como certa.
É aí que mora o perigo para os especuladores. Apesar de ser mais provável uma alta do mercado na segunda-feira pós 2º turno, nada impede que o mercado fique estável, ou até caia.
“O mercado sobe no boato e desce no fato.”
A volatilidade deve se manter nos próximos meses. Após a confirmação da eleição de Bolsonaro, o mercado pode subir ou cair forte a cada confirmação dos nomes que comporão a equipe do governo.
Para quem investe para o longo prazo, estas variações são apenas ruídos. Mas para quem especula com posições alavancadas, uma queda inesperada pode significar começar do zero.
INVISTA COMO WARREN BUFFETT
O investimento no mercado de ações deve ser realizado respeitando o tempo da natureza. Uma árvore não cresce do dia para a noite e suas ações podem demorar algum tempo para refletir o valor delas em seu preço.
“Alguém está sentado na sombra hoje porque alguém plantou uma árvore há muito tempo.” – Warren Buffett
Mesmo com a expectativa de volatilidade alta nos próximos meses, o cenário é positivo para quem está disposto a manter suas posições para o longo prazo.
Artigo publicado originalmente no blog.guideinvestimentos.com.br.