O que uma Startup pode aprender com a Starbucks?

A dica de hoje é o livro “Pour your heart into it”, dou nota 9 para ele!

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Ele é um livro autobiográfico de Howard Schultz, o CEO que criou o modelo de negócio da Starbucks.

Howard não foi o criador da marca Starbucks. Ele trabalhava em uma empresa de venda de produtos de plástico em Nova Iorque e descobriu a revendedora de café pois ela comprava filtros de plástico desta empresa.

Após conhecer a Starbucks, ele fez de tudo para trabalhar nela pois achou o negócio de café premm promissor, e se apaixonou pela qualidade e comprometimento dos donos da empresa.

Nesta época, a Starbucks não era uma cafeteria e ao reconhecer o potencial deste modelo, Schultz saiu da empresa e fundou sua própria rede, a “il Giornale”.

Após abrir sua cafeteria, ele comprou a Starbucks e transformou a empresa no monstro que ela é hoje.

O grande aprendizado que uma Startup pode tirar desta história, foi a captação de dinheiro que ele precisou fazer para começar a “il Giornale”; e como lidar com os investidores durante os anos de desenvolvimento da empresa, em que trabalharam com prejuízo.

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De 242 apresentações para captar dinheiro, ele foi rejeitado em 217. Ele disse que nunca se sentiu tão mal na vida como com essas rejeições.

Apesar de ser difícil, ele continuou acreditando no negócio e se esforçava para fazer todas as apresentações com o mesmo entusiasmo. O feedback dos investidores iniciais, foi que eles compraram o entusiasmo de Howard, o plano de negócios era secundário.

Hoje em dia, estes investidores estão ricos e com certeza não se arrependem da decisão que tomaram.

Estou trabalhando com mentoria para profissionais, se tiver interesse, envie uma mensagem para mim.

Um abraço!