Aumente suas vendas utilizando a Prova Social
Você conhece o princípio da prova social?
A prova social é um dos vieses comportamentais mais importantes para quem trabalha com vendas.
Uma pesquisa disponível no livro The Small Big, exemplifica bem este comportamento.
A pesquisa foi realizada em dois locais, um sujo e com pichações e outro em uma rua limpa e arborizada.
O experimento consistia em entregar panfletos para as pessoas que passavam pela rua e quantificar quantas pessoas jogariam eles no chão.
33% das pessoas que passaram pela rua limpa jogaram o panfleto no chão, já na rua pichada e suja este número chegou à 69%.
O resultado maior na rua suja aconteceu pois a poluição funcionou como uma prova social.
Quem passava por lá, entendia que este era um comportamento aceito e não se sentia mal ao jogar o papel no chão.
Todos possuímos este viés de utilizar a experiência de outras pessoas para basear a nossa tomada de decisão. Se várias pessoas se comportam de determinada forma, ou compram determinado produto, tendemos a seguí-las automaticamente.
Uma forma de aproveitar este viés na hora de realizar uma venda, é utilizar a recomendação de pessoas conhecidas ou que possuem o mesmo perfil que o seu prospect.
Outra, bem conhecida, é a divulgação de depoimentos de clientes satisfeitos.
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Um abraço!