Seja mais produtivo seguindo a Marie Kondo

Nestes últimos meses, passei por uma mudança de apartamento. Poucas coisas são tão estressantes quanto a bagunça que esse evento gera.

Caixas para todos os lados, utensílios que você nem sabia que tinha e não sabe onde guardar, roupas desorganizadas e uma poluição visual que não acaba nunca.

Para ter ideias de como arrumar melhor tudo isso, resolvi assistir o seriado da Netflix “Ordem na Casa”, onde a best-seller japonesa Marie Kondo ajuda pessoas a organizarem as suas casas.

O objetivo do seriado é demonstrar como a vida da pessoa é impactada ao melhorar a organização do ambiente em que elas vivem. Meu maior interesse era nas técnicas de arrumação, mas essa parte acaba sendo secundária. A emoção das pessoas toma conta da edição.

O “Ordem na Casa” pode ser um pouco exagerado. Mas a verdade, é que a arrumação pode mudar muito a nossa produtividade e bem estar profissional.

A primeira coisa que eu gosto de fazer ao chegar no escritório é arrumar a minha mesa de forma que ela fique o mais clean possível. É incrível como isso ajuda a organizar a minha mente e diminui a ansiedade.

Outra “arrumação” que ajuda muito na produtividade é planejar antes de agir. Eu costumo gerar atividades para cada um dos meus prospects e clientes no sistema de CRM antes de começar a produzir.

Após registrar o que farei com cada um deles parto para a execução. E o bom disso é que quando estou executando o que foi planejado, não preciso parar para pensar o que preciso fazer em seguida. Isso já foi feito no momento do planejamento.

É incrível como eu consigo ganhar velocidade nas execuções agindo desta forma. Acredite, no começo também foi difícil para mim, achava uma perda de tempo imensa parar todas as execuções para planejar.

Mas a experiência me comprovou que quanto mais focado em um tipo de atividade e mais organizado eu estiver, maior a minha produtividade.