Tendências do Mercado de Assessoria de Investimentos Americano
Neste artigo, trago alguns destaques da pesquisa sobre o mercado americano de Assessoria/Consultoria realizada pela IAA - Investment Adviser Association.
Caso tenha interesse em ver a pesquisa completa, baixe por esse link.
Esta é uma ótima oportunidade para enxergar tendências que podem ser replicadas no mercado brasileiro. Acredito que algumas mudanças estão ocorrendo, mas serão em velicidade menor do que muitos esperam.
Tendência de aumento do mercado fiduciário x transacional
Quase todos os consultores registrados na SEC (95,2%) oferecem aos clientes uma taxa fiduciária (fee-based) com base nos ativos sob gestão do cliente.
Geralmente, os consultores oferecem fee-based em ativos combinadas com outros tipos de taxas, como taxas fixas, taxas de desempenho ou taxas por hora.
Nos últimos 10 anos, as taxas fixas e as taxas por hora se tornaram mais comuns. Consultores que oferecem serviços de planejamento financeiro tendem a cobrar taxas fixas ou por hora (mais de 85% dos consultores que oferecem esses serviços).
Plataformas de consultoria digital tendem a cobrar taxas fixas ou taxas de assinatura em vez de taxas baseadas em ativos.
O interesse e a participação dos consultores em receitas transacionais têm diminuído nos últimos 10 anos.
O número de empresas de investment adviser/consultorias de investimentos (cobrança fiduciária) registrados na SEC tem aumentado constantemente ao longo de muitos anos, enquanto o número de empresas corretoras (brokers) tem diminuído constantemente.
Embora haja menos corretoras do que consultores de investimentos, as corretoras são significativamente maiores em termos de emprego de profissionais licenciados, tanto em total quanto em média.
No final de 2022, as corretoras empregavam 620.882 representantes registrados, uma média de 184 por empresa, enquanto os consultores de investimentos empregavam 393.294 representantes de consultores de investimentos, uma média de 12 por empresa.*
Percebemos que a mudança de mercado de transacional para fiduciário é uma tendência que deve ser replicada no Brasil. Mas mesmo assim, acredito que esta mudança será mais lenta do que muitos esperam.
AUM (Assets Under Management) caíram pela primeira vez desde 2008:
Mercado difícil não é exclusividade brasileira.
Em 2022, como resultado das condições de mercado, os ativos gerenciados por empresas de consultoria de investimentos registradas na SEC caíram 11,1%.
Os ativos da indústria sob gestão aumentaram em 19 dos últimos 22 anos. Os ativos diminuíram em 2002, 2008 e 2022.
Como nos anos anteriores, quase todos os ativos foram gerenciados de forma discricionária (91,2% em 2022).
E tem gente que acha que o mercado brasileiro já saturou...
Mercado americano continua crescendo se por lá ainda não saturou, ainda temos muito espaço para crescimento.
Em 2022, o número de empresas de consultoria de investimentos registradas na SEC aumentou em 308 empresas, ou 2,1%, em comparação com o ano anterior, atingindo um recorde de 15.114 empresas.
O número de empresas registradas na SEC aumentou em 20 dos últimos 22 anos. As inscrições diminuíram em 2010 e 2011, quando o limite mínimo de tamanho para registro na SEC aumentou para US$ 100 milhões em ativos sob gestão (anteriormente US$ 25 milhões).
Nos últimos 22 anos, o crescimento no número de consultores de investimentos registrados na SEC tem sido consistente com o crescimento econômico, conforme medido pelo PIB. O crescimento dos ativos sob gestão tem sido particularmente afetado pelos retornos do mercado de ações.
Em 2022, o emprego na indústria de investment adviser atingiu um recorde histórico. A indústria adicionou 42.982 empregos (um aumento de 4,6%) para alcançar um total de emprego não clerical de 971.487.
A Maioria dos Consultores são Pequenas Empresas e a maioria dos ativos estão em Empresas Grandes
Mesmo que a maioria das empresas sejam pequenas, percebemos que é uma tendência mundial a concentração de ativos sob consultoria em empresas maiores e a consolidação do mercado por esses players.
91,7% das Consultorias (Advisers) empregavam 100 ou menos funcionários.
70,2% dos consultores gerenciavam menos de US$ 1 bilhão em ativos, e 88,5% gerenciavam menos de US$ 5 bilhões.
Consultores menores representavam uma proporção alta de funcionários em relação aos ativos gerenciados.
Consultores focados em clientes Pessoa Física geralmente eram pequenos, com uma média de apenas 9 funcionários, 2 escritórios e US$ 330 milhões em ativos sob gestão.
Em 2022, 90,6% dos ativos da indústria foram gerenciados por empresas com mais de US$ 5 bilhões em ativos sob gestão, sendo que 62,8% foram gerenciados pelas 190 maiores empresas.
Crescimento da Base de Clientes x Queda no serviço de planejamento financeiro:
Nestes dados, enxergamos o impacto da evolução dos serviços digitais em alguns serviços dos financial advisors.
O número de clientes que utilizam serviços de gestão de ativos aumentou em 2022, chegando a um recorde de 54,3 milhões, um aumento de 2,1%.
No entanto, o número total de clientes que não utilizam serviços de gestão de ativos, como clientes que utilizam apenas serviços de planejamento financeiro, diminuiu em 2022 à medida que as ofertas de consultoria digital evoluíram e os provedores reajustaram suas plataformas. Como resultado, o número total de clientes diminuiu em 4,3%.
Clientes Pessoa Física
Em 2022, os consultores de investimentos prestaram serviços de gestão de ativos a 51,9 milhões de investidores individuais.
A maioria desses clientes (85,8%) não eram indivíduos de alto patrimônio líquido. Em geral, são indivíduos com menos de US$ 1,1 milhão em ativos sob gestão ou com um patrimônio líquido inferior a US$ 2,2 milhões, excluindo o valor de uma residência principal.
Por outro lado, 62,1% dos ativos gerenciados para clientes desse grupo vieram dos 14,2% de clientes investidores individuais que eram indivíduos de alto patrimônio líquido.
Vejo que esses números tem uma semelhança com o Brasil e fico curioso para saber qual grupo de clientes que gera mais receita que provavelmente também é concentrada nos maiores clientes.
Comunicação com os clientes
Os financial advisors estão cada vez mais utilizando múltiplas plataformas de mídia social para se conectar com clientes e potenciais clientes.
O número de advisors que utilizam múltiplos sites ou plataformas de mídia social aumentou para 62,9%, em comparação com 43,3% em 2017.
O uso de mídia social continuou a aumentar em 2022. Entre as plataformas de mídia social, o LinkedIn foi a mais utilizada pelos consultores, seguida pelo Facebook e Twitter.
Apenas 8,9% dos consultores relataram não ter presença online em 2022. Em comparação, em 2017, 12,0% dos consultores relataram não ter presença online.
Aceleração da Tendência de trabalho em Home Office:
Durante este período, o número de escritórios em residências particulares aumentou significativamente.
O aumento de 25,6% em 2022 sugere que os consultores estão fazendo a transição para um modelo remoto ou híbrido permanente.
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